Portus

Aplicativo brasileiro reduz preço para competir com 99 e Uber


Exame | 30/01/2019

A Wappa é uma empresa brasileira que atua no ramo de transporte há mais de 15 anos. No final do ano passado, ela lançou seu aplicativo para celular ( e ) com a possibilidade de solicitar viagens com carros particulares, assim como fazem Uber, 99 e Cabify atualmente. Nesta semana, a Wappa reduziu 20% de suas tarifas para ter preços até 30% menores do que os das rivais.

Os preços cobrados pela empresa são de 2 reais de tarifa-base, 1,20 real por quilômetro rodado e 15 centavos por minuto de corrida. A 99 tem taxa única por viagem de 1,98 real, cobra 1,40 real por km e 26 centavos por minuto. Na Uber, a precificação é similar, com 2 centavos a mais na tarifa-base. No caso da Cabify, os preços são mais altos: 2,85 reais de base; 1,60 real por quilômetro e 29 centavos por minuto. Quanto maior a distância percorrida, maior é a diferença de preços da Wappa em relação às rivais, especialmente em horário de pico.

“O objetivo da Wappa ao praticar um preço mais baixo é atrair, com um serviço de qualidade, mais usuários, que muitas vezes são sensíveis a preço, bem como aumentar a recorrência de corridas junto à nossa base ativa de motoristas. Acreditamos que este nosso movimento, num mercado bastante inflacionado, é benéfico para todos os envolvidos”, disse a EXAME Armindo Mota Junior, CEO e fundador da Wappa.

O diferencial do aplicativo brasileiro é não oferecer a tarifa dinâmica, uma taxa que infla o preço de acordo com a demanda em regiões que tenham muitos pedidos ao mesmo tempo. Outro ponto que muda na Wappa em relação aos serviços concorrentes é que não existe taxa de cancelamento de corridas.

“Entendemos que a tarifa dinâmica ultrapassa o limite ético da prestação desse serviço, principalmente nos horários de pico, onde os usuários mais precisam, o que os limita na utilização e até mesmo recorrem a outros modais para se locomoverem”, afirmou Mota Junior.

A Cabify ressalta ter um limite para evitar que a tarifa dinâmica gere preços abusivos.

Quando chegou a São Paulo com a nova proposta, a empresa tinha 3 mil motoristas. Agora, são 30 mil cadastrados e a atuação com motoristas particulares foi expandida para Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG). Em seus anos de atuação, a Wappa obteve mais de 6 mil empresas que são atendidas pela sua frota em mais de 800 cidades. A empresa brasileira oferece benefícios tradicionais aos motoristas, como descontos em seguro, manutenção veicular e combustível, além de um clube de vantagens.

O aplicativo brasileiro está pronto para desafiar a concorrência internacional? O CEO da Wappa acredita que sim.


Comentários

Settings
Orange ThemesDemo Style Switcher
Predefined Color Scheme

These are just a few color presets, in reality there are unlimited color possibilities

        

Turns on dark color scheme instead of light one

Google Fonts (630+)

These are just a few fonts, in total there are 630+

Titles & Menu
Open Sans (Default)RobotoLatoSource Sans ProRalewayPlayfair DisplayJosefin SansOrbitron

Paragraph text
Open Sans (Default)RobotoLatoSource Sans ProRalewayPlayfair DisplayJosefin SansOrbitron
Main Settings

Control whether main menu will stay on top or not.

Background Textures

Note: Background textures works only on boxed layout!

You can also upload custom one