4 dicas para mandar bem na entrevista de emprego


mundo positivo | 18/05/2017

entrevista de emprego é aquela hora em que quem está disputando uma vaga vai encontrar o recrutador para ser avaliado por ele pessoalmente. De um lado, temos um candidato tenso tentando demonstrar tudo o que tem de melhor. De outro, um profissional especializado em seleção com a obrigação de checar as informações enviadas no currículo e observar – neste curtíssimo tempo – diversas características do candidato. Não é fácil para ninguém e é exatamente por isso que você não pode escorregar nessa hora. Para se preparar adequadamente, confira estas dicas do especialista João Xavier, diretor geral da Ricardo Xavier Recursos Humanos.


Como mostrar seu potencial na entrevista de emprego

1. Peça ajuda aos amigos e parentes para se conhecer melhor. “Durante a entrevista de emprego, o recrutador provavelmente vá perguntar quais são suas maiores habilidades e você terá de não apenas enumerá-las, mas também apresentar exemplos para ilustrá-las”, diz ele. Sua primeira dica, então, é preparar um questionário e perguntar para as pessoas mais próximas o que elas pensam sobre você, em que elas acham que você é muito bom, quais suas principais qualidades e por que acham isso. “Vários insights vão surgir dessas respostas e esse será um excelente exercício de autoconhecimento”, diz ele.


2. Foque o lado profissional. A segunda dica é tomar o cuidado de direcionar o resultado desse exercício para o lado profissional e tirar dessas conversas exemplos que justifiquem cada competência que será destacada. “Se as pessoas dizem que você é proativo e dão exemplos disso na vida pessoal, você deve buscar casos equivalentes que estejam ligados ao trabalho”, alerta. Lembre-se de que, apesar de o exercício de autoconhecimento ser feito com as pessoas mais próximas, o foco da entrevista sempre será o seu lado profissional.


3. Leve uma cola, sugere o especialista. “Eu não vejo problema algum se o candidato levar os principais tópicos que quer passar na entrevista anotados em um papel”, diz ele. É importante, no entanto, explicar ao recrutador, logo no início da conversa, que fez as anotações para não deixar passar nada importante. Claro que você não poderá ficar lendo o tempo todo. A cola serve apenas de lembrete – é apenas uma folha com alguns tópicos -, mas também pode ser um salva-vidas para o caso de você estar muito nervoso e ter um branco bem na hora H. “A anotação pode até dar uma boa impressão, de que o candidato se preparou de fato para a conversa.”

 

4. Assuma o seu nervosismo. Se você estiver mesmo muito tenso, a dica de Xavier é dizer isso ao recrutador. “Se você perceber que esse sentimento está atrapalhando seu desempenho, peça desculpas e explique que está um pouco nervoso”, diz. “É papel do bom entrevistador quebrar o gelo e fazer com que você se sinta mais à vontade.”


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