Novo vírus 'força' usuários a contaminarem outras pessoas


mundo positivo | 01/04/2017

Você já deve ter ouvido falar em Popcorn Time. Ele é um aplicativo, o qual também funciona como extensão, que faz transmissões de vídeos a partir de arquivos de bancos de torrents como fontes. Entre outras palavras, é uma espécie de Netflix ilegal.

 

Como os hackers não dormem no ponto, eles criaram um vírus de mesmo nome – Popcorn Time – que sequestra o acesso ao computador do usuário e, para liberação do sistema, exigem dinheiro em troca.

Este método é chamado de ramsomware. Contudo, os cirbercriminosos incrementaram o processo de extorsão. Se a vítima se negar a pagar o valor pedido [normalmente cobra-se 750 dólares ou no caso, cerca de R$ 2355,00], ela terá que compartilhar um link que contamina outros computadores com amigos e parentes.

 

Segundo informações do portal de tecnologia Wired, se ao menos duas pessoas tiverem os computadores contaminados e pagarem pela liberação, a primeira vítima terá o login e senha de acesso da máquina dela devolvidos. A ideia dos criminosos é lucrarem ainda mais em cima de pequenos erros ou deslizes que levam PCs a serem infectados por códigos maliciosos.

 

Como o vírus não está finalizado, as dicas abaixo podem ajudá-lo a evitá-lo. Confira:

1. Mantenha seu firewall ativado;

2. Deixe seu antivírus sempre atualizado;

3. Não abra mensagens de e-mail de spam e muito menos clique em links suspeitos;

4. Mantenha todo o software no seu computador atualizado. Garanta que a atualização automática esteja habilitada para obter todas as últimas atualizações de segurança da Microsoft.

 

 


Comentários