Portus

Google salva localizações dos usuários mesmo sem permissão


Agência Lusa | 14/08/2018

Uma investigação da agência noticiosa  norte-americana Associated Press concluiu que muitos serviços da Google em aparelhos Android e iPhones guardam a informação sobre a localização dos usuários, incluindo nos casos em que estes usaram um recurso que assegura privacidade e impede a Google de salvar as informações.
 
Investigadores em ciências da computação na Universidade de Princeton confirmaram esta conclusão a pedido da AP.

Na maior parte dos casos, o Google solicita permissão para usar a informação da localização do usuário.

Um aplicativo como a Google Maps vai recordar o usuário para que autorize o acesso se a usar para navegar. Se este autorizar o registro da sua localização ao longo do tempo, a Google Maps vai exibir-lhe essa informação numa 'linha do tempo' que mapeia os seus movimentos diários.

Armazenar as suas deslocações minuto a minuto acarreta riscos de privacidade e tem sido usado pela polícia para determinar a localização dos suspeitos. Mas a empresa permite que esta localização seja interrompida através de uma pausa na Location History.

A Google assegurou que isto vai impedi-la de saber onde o usuário esteve. Na página de Google de apoio ao utilizador declara-se: "você pode desligar a Location History a qualquer momento. Com a Location History desligada, os locais onde você for não são salvos".

"Isto não é verdade", garantiu a AP.

Mesmo com a Location History suspensa, alguns aplicativos do Google guardam automaticamente os dados da localização, e respectivo tempo, sem perguntar.

Por exemplo, o Google guarda a localização do usuário mesmo quando este apenas abre o app de Mapas. As atualizações diárias automáticas da meteorologia dão uma indicação aproximada da localização do cidadão. E até algumas pesquisas que não têm nada a ver com a localização, como 'bolos com pedaços de chocolate' ou 'conjunto de ciência para crianças', revelam com exatidão a latitude e longitude do utilizador, com uma precisão ao nível do metro quadrado, e as salvam na conta Google.

A questão da privacidade afeta cerca de dois milhões de usuários de aparelhos onde corre o software Android e centenas de milhões de cidadãos que possuem iPhone, que dependem da Google para mapas ou pesquisas.

Armazenar a informação sobre localização em violação das opções do utilizador é errado, afirmou Jonathan Mayer, cientista da computação na Universidade de Princeton e ex-chefe de tecnologia na autoridade reguladora do setor, a Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês).

Um investigador do laboratório dirigido por Mayer confirmou os resultados da investigação da AP em vários aparelhos Android. A AP fez os seus próprios testes em vários iPhones, que tiveram o mesmo resultado.


Comentários

Settings
Orange ThemesDemo Style Switcher
Predefined Color Scheme

These are just a few color presets, in reality there are unlimited color possibilities

        

Turns on dark color scheme instead of light one

Google Fonts (630+)

These are just a few fonts, in total there are 630+

Titles & Menu
Open Sans (Default)RobotoLatoSource Sans ProRalewayPlayfair DisplayJosefin SansOrbitron

Paragraph text
Open Sans (Default)RobotoLatoSource Sans ProRalewayPlayfair DisplayJosefin SansOrbitron
Main Settings

Control whether main menu will stay on top or not.

Background Textures

Note: Background textures works only on boxed layout!

You can also upload custom one