Tudo o que você precisa saber sobre óleos essenciais


NOTÍCIAS AO MINUTO | 06/04/2018

Quando se trata de beleza, é difícil saber o que é essencial, especialmente quando se fala de óleos essenciais. Enquanto a palavra essencial significa absolutamente necessário ou da essência de algo, acredite: os óleos essenciais devem ser primordiais em sua vida.

Com tantas opções de óleos essenciais e com variados usos, saiba qual a melhor opção para você.

Provavelmente é bom começar com o que torna um óleo essencial diferente de um óleo normal e, para isso a P.h.D e CEO da 'This Works', Anna Persaud, explicou.

Ela falou que óleos vegetais são óleos que ficam na supercície, apenas hidratando - e não penetram completamente na pele. Os óleos essenciais, por outro lado, são voláteis e evaporam, de modo que não deixam resíduos oleosos e são solúveis em álcool.

“Os óleos vegetais são incapazes de penetrar, mas ajudam a reter a umidade nas camadas superiores da epiderme, enquanto permitem que os óleos essenciais saiam da superfície e entrem no corpo através das camadas adiposas da pele”, diz Persaud.

De acordo com Persaud, o óleo essencial também ajuda na retenção de água e na diminuição da aparência da celulite. Ainda segundo ela, esse tipo de óleo também tem efeito regenerativo, tornando-se útil para ajudar as pessoas a combater condições como eczema e pele seca.

Óleos essenciais, no entanto, não precisam ser usados topicamente. Eles também funcionam quando você os inala, talvez de uma maneira ainda mais profunda. Segundo Persaud, quando inaladas, as moléculas do óleo essencial são levadas diretamente para o topo do nariz, onde as células receptoras do sistema olfativo estão situadas.

A partir daí, as mensagens eletroquímicas são encaminhadas para a área do cérebro associada ao olfato. Estes desencadeiam a liberação de neuroquímicos, que podem ser sedativos, relaxantes, estimulantes ou euforizantes. De fato, a inalação é a rota mais rápida para que os óleos essenciais atinjam a corrente sanguínea.


Comentários