Suplementos para iniciantes: como e quais tomar?


UOL | 09/01/2018

Assim que pisamos em uma academia, muitas dúvidas surgem a respeito do tempo necessário para alcançar nossos objetivos, devido ao entusiasmo. É aí que muitos novatos procuram se informar sobre os suplementos alimentares, como whey protein, bcaa, creatina, etc, uma vez que eles prometem resultados rápidos e satisfatórios. Entretanto, meu amigo, não é bem por aí que um iniciante na academia deve começar.

Primeiramente, é preciso entender que a suplementação serve apenas para complementar a sua dieta, ou seja, se não há dieta, os resultados serão limitados – e você só vai se frustrar e gastar dinheiro à toa.

Seguir as recomendações dos instrutores da academia, bem como do seu nutricionista, é fundamental para alcançar suas metas. “Os suplementos são utilizados apenas para suprir uma necessidade. A partir do momento que um paciente, atleta, ou pessoa comum não consegue ingerir as suas necessidades energéticas calóricas e nutritivas, ela pode e deve suplementar”, afirma Caio Freitas, nutricionista e especialista da SuperA Consultoria Nutricional.

A combinação dos exercícios e dos suplementos adequados é capaz de oferecer resultados rápidos e eficientes mesmo para as pessoas que estão começando a rotina de treino agora, no entanto, o ideal antes de suplementar é ser orientado por um especialista, pois o tipo de suplemento para seu caso e a dosagem correta tem que ser calculadas de acordo com cada caso.

Mas, para quem realmente deseja se aventurar pelo mundo dos suplementos, de acordo com Freitas, o ideal é começar utilizando doses baixas de suplementação, pois seu rendimento provavelmente não será tão alto, comparando aquele praticante que faz atividade há mais tempo.

Para tornar mais simples a escolha dos suplementos, confira abaixo quatro opções bastante populares e indicadas para os iniciantes na academia. A ingestão, no entanto, deve ser recomendada e monitorada por profissionais competentes e devem levar em consideração suas necessidades físicas e nutricionais, ok?

WHEY PROTEIN

O whey é o queridinho dos marombeiros de plantão. Ele é um suplemento composto pela proteína extraída do soro do leite no momento da fabricação do queijo. Dentre os seus principais benefícios estão: o aumento dos níveis de glutationa, que é a principal base de água antioxidante do corpo, auxílio no aumento de massa muscular, aumento da função do sistema imunitário e diminuição dos sintomas de excesso de treinamento.

O whey protein também auxilia na redução da gordura corporal por conter níveis muito baixos de gordura e estimular um aumento da massa muscular. Dessa forma, o organismo passa a usar a gordura corporal acumulada para promover a troca, isto é, eliminar a gordura ruim e substituir pela massa magra.

BCAA

Outro suplemento muito comum entre os iniciantes é o BCAA. Ele é formado por três aminoácidos que o nosso organismo não consegue produzir: L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina. Por essa razão, ele é muito indicado como pré-treino.

Seus efeitos ajudam a diminuir as lesões musculares resultantes da prática esportiva, acelerando a recuperação muscular, estimulando a síntese de proteínas e reduzindo a fadiga. Além disso, ele também garante mais energia aos músculos durante o treino, o que pode se traduzir em séries mais intensas e um treino mais longo e produtivo.

TERMOGÊNICOS

Quem quer se resolver com a balança o mais rápido possível precisa fazer uso de termogênicos, também conhecidos como queimadores de gordura. No organismo, eles basicamente transformam em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação. Para isso, eles procuram manter o metabolismo acelerado, promovendo uma queima calórica maior ao longo do dia.

Além dos termogênicos vendidos em casas de suplementos, também é possível receber os mesmos benefícios através da alimentação. Isso porque alguns alimentos são considerados termogênicos, como a canela, chá verde, cebola, brócolis, entre outros.

CREATINA

A creatina funciona através da saturação nos músculos, ou seja, quanto mais creatina você acumula nos músculos, mais efeitos positivos você vai notar. Para que isto aconteça você precisa tomar religiosamente de 3 a 5g de creatina todos os dias, caso tenha uma rotina de treino frequente. Ela tem como função principal fornecer mais energia para os músculos e recuperar as micros lesões depois de intensos exercícios.

ATENÇÃO INICIANTES

“Hoje enfrentamos um bum de informação seja pelas mídias sociais ou até mesmo o marketing explicito de algumas marcas para tentar vender seus produtos. Isso gera um excesso de consumo da maioria dos suplementos para iniciantes, com aquela ideia de “quanto mais melhor”, porém isso sim é perigoso: o consumo em excesso, são nocivos à saúde. Existe uma lista de suplementos que devemos tomar precações ao serem utilizados, um exemplo claro são suplementos composto por estimulantes, como os  termogênicos, compostos de cafeína pura e etc”, encerra Freitas.


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