GANGA: As cinco peças que vai querer usar em 2018


ANIELA COSTA TEIXEIRA | 05/01/2018

Corria o ano 1873 quando Levi Strauss patentou as calças de ganga como hoje conhecemos: Azuis, com bolsos, tachas e presilhas. 501 foi o nome de código dado aos primeiros jeans com direito a patente e que hoje em dia servem de modelo para a criação de milhões de calças todos os anos.

À data, as calças de ganga eram nada mais do que uma ‘farda’ para os trabalhadores de fábricas. Hoje, são presença frequente nas passerelles e ruas um pouco por todo o mundo. E é fácil perceber porquê: é um tecido confortável, versátil e que se adapta facilmente a modas e tendências.

Mas há mais vida (leia-se ganga) além das calças. Este tecido feito de algodão, linho ou fibra sintética dá vida a uma infinidade de peças de roupa e 2018 vai provar isso mesmo. Como destaca o site Pure Wow, acabámos de entrar no ano da ganga, isto é, no ano em que a ganga se vai vestir dos pés à cabeça, literalmente. E sim, se está a pensar na já mítica fotografia de Britney Spears com Justin Timberlake num duplo look de ganga, então está no caminho certo.

Trazendo de volta um pouco da essência dos jeans, 2018 vai ficar marcado pelo regresso dos fatos de macaco ao estilo mecânico. O ‘boiler suit’ é uma peça única (camisola e calças unidas por costuras) que irá receber pormenores femininos para dar um ar mais atual, mas ao mesmo tempo causal, podendo ser combinado com uns saltos e uma mala.

Também numa espécie de viagem no tempo, 2018 será o ano das saias de ganga compridas. As ‘fancier skirts’ (ao estilo evasé firme) são as saias que as nossas mães tanto usavam nos anos 80 e 90 e que agora voltarão a ganhar destaque no roupeiro feminino, ficando a cargo das marcas e criadores personalizar o tecido com bordados, tachas ou simples remendos.

E já que vamos voltar a reciclar modas, então o melhor é preparar-se para comprar calças sem baínhas feitas, pois este será um dos must-have do ano. Não, não vamos andar com jeans a roçar o chão, vamos, sim, fazer baínhas externas altamente exageradas (um palmo ou mais) nas calças de ganga.

Embora se tenta tentado ao longo de 2017 ‘matar’ a moda das boyfriend jeans, a verdade é que esta será uma das maiores tendências deste ano, sendo que a cintura irá ficar mais baixa e as pernas mais finas. Será um estilo namorado mais disfarçado, pois estas calças vão ganhar um je ne sais quoi bem feminino.

Se gostou dos vestidos e saias assimétricos que foram colocados à venda ao longo do ano passado, temos boas notícias: vão continuar na moda… mas em ganga.


Comentários