Saiba o que fazer caso ainda não tenha recebido a restituição do IR 2017


Veja | 13/11/2017

Cerca de 10 milhões de contribuintes já receberam os cinco lotes de restituições de IR em 2017. Até agora, a Receita pagou aproximadamente R$ 15 bilhões aos declarantes este ano.


Se você ainda não teve a sua restituição liberada pelo órgão, fique atento.


Quem entregou a declaração no prazo estabelecido em conformidade com as regras do preenchimento, deve estar incluso nos próximos pagamentos da Receita, que serão realizados nos dias 16 de novembro e 15 de dezembro, referentes ao sexto e sétimo lotes.


Caso desconfie que a sua declaração possua alguma desconformidade, verifique o status dela no site da Receita ou pelo Receitafone (146). “Não é preciso o contribuinte esperar a intimação da Receita para verificar se caiu na malha fina. Ele pode se antecipar e resolver tudo online para evitar ser notificado e precisar prestar esclarecimentos pessoalmente”, alerta Valdir de Oliveira Amorim, coordenador de Tributos da IOB, da Sage.


Segundo o especialista, é comum existirem erros nas informações transmitidas, como, por exemplo, rendas de serviços extras que não foram incorporadas ao salário. “Às vezes, os dados dos dependentes não estão atualizados e acabam gerando problema”, complementa Amorim.


Para corrigir os dados declarados, basta baixar o programa da Receita e no campo “Identificação do Contribuinte” informar que a declaração é “retificadora”. Também é possível fazer as mudanças online, através do CAC (Centro Virtual de Atendimento), sem a necessidade de instalar o programa.


O contribuinte deverá informar o número do recibo da declaração original, enviada anteriormente. “Vale lembrar que a declaração retificadora não permite alteração na forma de tributação”, explica o especialista.


Comentários