O que é melhor: comer peixe cru ou cozido?


NOTICIA AO MINUTO | 09/10/2017

Os benefícios do peixe são bem conhecidos, especialmente devido às gorduras saudáveis contidas no alimento, mas será melhor comer o peixe cozinhado ou cru? Se há vegetais que são mais nutritivos quando consumidos crus, será que o mesmo se aplica ao peixe?

"A comparação entre o peixe cru e cozido é muito boa. Especialmente se pensarmos na estabilidade de ácidos graxos ômega-3 de cadeia longa, como EPA, DHA, que são um dos aspectos mais interessantes do consumo de peixe. Estes são ácidos poliinsaturados, que se oxidam facilmente. No entanto, no peixe são protegidos nas membranas celulares”, explica o nutricionista espanhol Óscar Picazo Ruiz.

 “Portanto, podemos cozinhar o peixe no forno, grelhado, em papelote ou levemente na frigideira, e se não cozinharmos demais o peixe, iremos manter a maioria desses ômega-3”, refere.

Além disso, “a digestibilidade proteica melhora com o cozimento culinário” e “a segurança alimentar é sempre maior”. Sobretudo as “mulheres grávidas devem ter muito cuidado com o consumo de peixe cru, evitando-o a todo custo”, aconselha.


Comentários