5 mentiras sobre saúde que todo mundo acredita


mundo positivo | 14/07/2017

1. Ovo e colesterol alto não combinam

Pessoas que sofrem com altas taxas do colesterol ruim (LDL) podem sim comer ovos. O alimento também aumenta as taxas do colesterol bom (HDL) e deve ser consumido, de preferência, cozido. A quantidade recomendada é de até 4 ovos por semana.

 

2. Ler no escuro prejudica a visão

Essa daqui é para a vovó. Quem disse que ler com pouca luz prejudica a visão está mentindo. Não há nada comprovado de que ler no escuro vai te deixar cedo. O que acontece é que a luz do sol é recomendada para quem tem problemas de visão, e hoje em dia, pouca gente passa um tempo exposto a luz solar.


3. Tomar água em jejum

Tomar água em jejum não emagrece. Infelizmente, perder uns quilinhos não é tão fácil assim. A verdade é que tomar água em jejum faz sim bem para a saúde, pois lubrifica e hidrata o corpo. Então, continue bebendo água de manhã.  


4. Comer à noite engorda

O que engorda não é o carboidrato e nem o horário em que é o consumido. O problema está no consumo em excesso e na alimentação desiquilibrada, portanto o segredo é a moderação. "O único cuidado que deve ser tomado por quem consome carboidratos à noite é evitar comer o tipo refinado, que promove picos de índice glicêmico e oferecem um risco maior de serem armazenados na forma de gordura", afirma Roseli Rossi. Prefira as versões de carboidratos (pães, massas, arroz) integrais.

 

5. Cerveja preta aumenta a produção de leite materno

 A cerveja preta não estimula a produção de leite materno e ainda pode ser prejudicial para o bebê, alerta a ginecologista obstetra Bárbara Murayama, membro da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). "O álcool passa para a criança através do leite e nenhum estudo ainda conseguiu estipular uma dose segura de ingestão da bebida para gestantes", aponta.


Comentários