8 dicas para se destacar no trabalho em tempos de crise


mundo positivo | 16/06/2017

Desde que a crise econômica começou a atingir o país, em 2014, temos acompanhado o crescimento do desemprego e os efeitos da recessão em milhares de famílias brasileiras. De lá para cá, a população que se declara ocupada encolheu em 2,3 milhões de pessoas e chegou ao seu nível mais baixo em 25 anos, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

 

Em um cenário de cortes e demissões, o mercado se tornou ainda mais competitivo e, com isso, os funcionários precisam se reinventar para manter os seus empregos. Além de demonstrar proatividade e flexibilidade, é preciso investir na formação, trabalhar bem em equipe e apresentar diferenciais. Pensando em quem não sabe muito bem por onde começar, preparei algumas dicas que podem auxiliar nesse processo:

 

1. Tenha inteligência emocional

Essa habilidade tem se tornado cada vez mais fundamental para construir uma carreira de sucesso. O autoconhecimento e a capacidade de gerenciar as próprias emoções influenciam todos os aspectos da nossa vida e permitem que saibamos reconhecer nossos erros e acertos.


2. Promova um ambiente de colaboração

Em uma época de crise, é comum que a competição cresça no ambiente corporativo. Um bom funcionário não tenta prejudicar seus colegas e sabe trabalhar bem em equipe, favorecendo um ambiente de colaboração e ajuda mútua.


3. Tome iniciativa

Ser proativo é uma das habilidades mais procuradas pelas empresas. Uma pessoa com iniciativa veste a camisa da companhia, tem coragem para enfrentar novos desafios e busca soluções diferentes para alcançar os melhores resultados.

 

4. Seja produtivo e organizado

Mostrar produtividade e estar 100% presente em todas as atividades que realiza também são maneiras de se destacar em uma função. Para isso, é essencial que o colaborador seja organizado e saiba otimizar o tempo, fazendo um cronograma das suas atividades e antecipando imprevistos.

 

5. Estude sempre

Investir no desenvolvimento pessoal e profissional pode diferenciar um funcionário acomodado de outro que está buscando se aperfeiçoar. Fazer cursos e aprender novos idiomas são formas de crescer na carreira e garantir a permanência na empresa.

 

6. Seja discreto

Envolver-se em intrigas e fazer comentários negativos sobre os colegas podem ser verdadeiros tiros no pé. Apesar de parecerem inofensivas, as fofocas comprometem a imagem profissional e a reputação.


7. Pratique a diplomacia

É importante manter o bom relacionamento com todas as áreas da companhia e construir um ambiente saudável com seus colegas e superiores, evitando brigas e atritos desnecessários.


8. Foque em resultados

Apresentar um bom rendimento é uma forma de o colaborador evidenciar as suas conquistas e mostrar a diferença que faz para a empresa. Se ele fez parte daquele projeto de redução de custo ou da melhoria de determinado processo, é preciso que o empregador saiba disso e reconheça o seu papel nesse trabalho.


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