Dicas de como recuperar as notas no final do semestre


mundo positivo | 18/05/2017

Estamos chegando ao fim do 1° semestre letivo, né? E, para muitos alunos as notas não foram tão boas quanto gostariam, deixando os boletins com alguns números vermelhos e com a certeza de que precisarão ficar de recuperação. Contudo, ainda dá para manter a calma e mudar o cenário no próximo semestre.

Segundo a coach em educação Jamile Coelho, o primeiro passo é identificar o que está acontecendo na vida do estudante a partir de um contexto e não apenas por notas. Assim, identificar se a causa do mau desempenho está no aspecto cognitivo, comportamental ou emocional.

 

O ideal é que essa análise seja feita agora, se for deixada para o fim do ano pode ser tarde demais e o aluno correrá o risco de perder o ano. É essencial que o aluno volte para a sala de aula com uma nova postura e vontade de conquistar boas notas.

 

Para quem está decidido em recuperar o tempo perdido, a educadora separou três dicas para ajudar:


1. Descubra um jeito de estudar que seja prazeroso e produtivo. Estudar não é decorar.


2. Tenha disciplina e estude regularmente. Não deixe para estudar em véspera de provas.

3. Estas duas dicas acima aumentarão sua autoconfiança e seus resultados. Ap partir disso, trace sempre metas em curto prazo e avalie para ver se está conseguindo. Se não conseguir, busque novas formas para lidar com a situação. Afinal, aprendemos a partir dos erros.

 

A dica para os pais é procurar auxílio especializado para ajudar na recuperação das notas. “Buscar algum profissional que o ajude a entender o que está verdadeiramente acontecendo. Depois, colocar em um tipo de trabalho adequado, ou seja, que vá atuar na causa do problema”, finaliza Jamile.


Comentários