10 benefícios surpreendentes do abacate


mundo positivo | 01/04/2017

Pela quantidade de calorias que possui, o consumo do abacate já foi muitas vezes condenado em algumas dietas restritivas. No entanto, seja para quem quer emagrecer ou se manter com o peso e a saúde em dia, as orientações mais recentes reforçam a importância de uma alimentação focada em alimentos nutritivos e ricos nas chamadas gorduras do bem.

 

Fortemente recomendado na dieta alimentar dos famosos, o abacate além de possuir gorduras naturais consideradas saudáveis, é fonte de vitaminas e nutrientes essenciais para o organismo, e o melhor, capaz de proporcionar saciedade por muito mais tempo ao corpo e até mesmo ajudar no processo de emagrecimento.

 

Segundo o médico Patrick Rocha, ao olhar apenas para o número de calorias, muitos alimentos nutritivos e frescos foram deixados de lado e isso só contribuiu com o adoecimento das pessoas. “O mais importante é buscar uma alimentação capaz de manter o organismo realmente nutrido. O que quero dizer com isso? Incluir mais alimentos frescos e ricos em gorduras naturais. Por essa razão, é recomendado incluir na alimentação o abacate, considerado um superalimento, capaz de proporcionar uma série de nutrientes e saciedade ao organismo por muito mais tempo”.

 

Confira aqui alguns dos principais motivos listados pelo Dr. Patrick Rocha para você começar a incluir este alimento na sua rotina hoje mesmo:

 

1. Possui gorduras boas e é extremamente nutritivas

Não se assuste com a palavra gordura. Neste caso, as gorduras são do bem, do tipo monoinsaturada, que não deixam os níveis de colesterol se elevarem no sangue. Rica em ácido oleico, a mesma substância anti-inflamatória do azeite de oliva, a gordura do abacate pode inclusive ajudar a reduzir o risco de síndrome metabólica, uma desordem no metabolismo capaz de desencadear diabetes e ganho de peso.

 

2. Propriedades Antioxidantes
Considerada um anti-inflamatório natural, a fruta possui substâncias antioxidantes como as vitaminas A, C e E. Suas propriedades estimulam as células do organismo a funcionarem melhor. Isso é bom para o metabolismo, e além disso, atua no combate ao envelhecimento precoce das células. Com o corpo funcionando melhor, a pele também fica mais bonita.

 

3. Aliado do Cérebro
O ômega 3, presente no abacate, tem como principais benefícios melhorar o funcionamento do cérebro por estimular a circulação sanguínea e assim ajuda a melhorar a capacidade de memória. Estudos apontam que os nutrientes presentes na fruta ajudam a prevenir até mesmo o desenvolvimento de doenças degenerativas, como Alzheimer.

 

4. Fácil de adaptar na rotina alimentar

Como o abacate é uma fruta de sabor versátil, pode ser ingerido no café da manhã ou lanches, bem como no almoço ou jantar. Por exemplo, no café da manhã pode ser batido com um iogurte natural. Já no almoço ou jantar, pode ser associado a uma salada verde crua.


5. Baixo Índice Glicêmico
Foi observado que o consumo não eleva a glicose e não ativa a insulina, sendo indicado para pessoas que desejam emagrecer e também para diabéticos, que buscam uma dieta alimentar que capaz de controlar o diabetes.

 

6. Regula os níveis de colesterol no sangue
Estudos têm mostrado que a gordura monoinsaturada presente no abacate pode aumentar as taxas de colesterol bom e diminuir o colesterol total. Ficou comprovado, inclusive, o potencial do abacate em proteger o corpo contra toxinas que prejudicam o fígado. Entre 22 frutas pesquisadas, em um estudo realizado pela Universidade de Shizuoka, no Japão, o abacate mostrou-se o mais capaz em diminuir os danos provocados no órgão por fatores semelhantes aos causados por hepatites virais.

 

7. Ajuda a Emagrecer
A gordura presente na fruta aumenta a sensação de saciedade e adia a fome. Mas não exagere na quantidade, basta uma porção moderada - uma fatia fina na salada, ou um copo de vitamina pela manhã. Exagerar nas porções é que pode comprometer o processo de emagrecimento, já que a fruta possui alto teor de gordura.

 

8. Melhora o Sistema Digestivo
Por ser rico em fibras, a inclusão deste alimento na dieta auxilia o bom funcionamento do trânsito intestinal e assim melhora o processo de digestão. O sistema digestivo funcionando bem, colabora com a melhor absorção de nutrientes pelo organismo

 

9. Problemas no Coração
Numerosos estudos práticos têm mostrado que tornar o consumo da fruta um hábito, pode diminuir os fatores de risco de doenças cardíacas. Isso porque ele atua regulando o colesterol e reduzindo o nível de triglicerídeos no sangue.

 

10. Previne Osteoporose
Metade de um abacate fornece aproximadamente 25% da ingestão diária recomendada de vitamina K, um nutriente que é muitas vezes esquecido, mas que é essencial para a saúde óssea. A vitamina K é muitas vezes ofuscada por cálcio e vitamina D, quando se pensa em nutrientes importantes para a manutenção de ossos saudáveis, no entanto, uma dieta com vitamina K adequada é importante a saúde óssea, pois aumenta a absorção de cálcio e reduz a excreção urinária de cálcio.


Comentários