Eduardo Abílio Diniz, um advogado empreendedor que se destaca também como professor


João Albuquerque | 05/10/2016

O difícil é saber se Eduardo Abílio Diniz é um professor notável porque tem  vasto conhecimento na advocacia,  ou se o sucesso da sua carreira de advogado é resultado da dedicação sacerdotal ao mundo acadêmico.

Seja qual for à resposta para ajudar a entender a  rápida projeção de um jovem jurista de apenas trinta anos, uma coisa é certa: Ele só conseguiu cravar o seu nome na galeria dos profissionais influentes porque acima de tudo é um empreendedor.

A identidade com o empreendedorismo é tamanha que  gere o próprio escritório, Abílio Diniz, Pontes Pinto & Pignaneli Advogados Associados, o qual está presente em Rondônia, Acre e Brasília, com uma cultura organizacional típica do ambiente empresarial e a maioria absoluta dos seus clientes são empresas, entre elas uma multinacional.

“Nossa equipe conta com 24 colaboradores que tem planejamento, plano de cargo e salário, bonificação, metas e incentivo de produtividade”, garante  ele, ressaltando que trabalha sob a influência da Escola de Advocacia Norte Americana, visando entender o negócio das companhias que atende.

Na teoria da cultura empreendedora, Eduardo Abílio Diniz pode ser classificado  como um empreendedor coletivo, que é aquele que  trabalha com foco na melhoria da qualidade de vida da coletividade.

Esse perfil ele comprovou quando deixou para trás uma carreira consolidada no Centro Universitário de Brasília, onde se graduou e fez pós - graduação para retornar a Porto Velho por questões ideológicas, pois,queria reverter o conhecimento à cidade , onde nasceu. “Durante a graduação, fui aluno monitor. Na pós – graduação professor assistente e deixei em aberto um convite para ser professor efetivo”.

Mas valeu a pena trocar o berço do poder do País por uma capital longínqua, que pelo descaso dos seus governantes enfrenta um caos urbano e só aparece para o Brasil pelas suas mazelas? “Valeu, pois posso ajudar muitas pessoas, gerando  emprego e já vi  centenas de alunos  passarem  em vários concursos”.
Além de administrar o próprio escritório , ele atua na Unir, na AJE, na OAB, EPL e na Júnior Achievement

Tal vocação para ajudar no crescimento de quem é alvo do seu profissionalismo é visível também no Projeto OAB Vai à Escola, ação que coordena na Ordem dos Advogados do Brasil, onde é vice – presidente da Comissão dos Estudos Constitucionais e no cargo de coordenador geral do Núcleo de Prática Jurídica da Unir, na condição de professor efetivo.

“Sou também professor voluntário da Junior Achievement, entidade que difunde o empreendedorismo entre jovens”, orgulha – se o educador que ainda ocupa os cargos de diretor jurídico da Associação dos Jovens Empresários do Estado de Rondônia (AJE-RO), coordenador regional dos Estudantes pela Liberdade de Rondônia e se prepara para um novo  desafio.

Ele acaba de ser convidado pelo presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinicius Furtado, e pelo presidente da Seccional Rondônia, Andrey Cavalcante, para representar a entidade na Comissão Nacional de Mobilização para a Reforma Política que reúne outras representações, a exemplo da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Desafio, aliás, é o que move a carreira do incansável  estudioso que é pós – graduado em processo civil, direito tributário e está cursando doutorado em direito civil pela Universidade de Buenos Aires, instituição federal que na Argentina ostenta o mesmo prestigio acadêmico da USP no Brasil.

Além de se notabilizar pela brilhante carreira, o jovem advogado que se orgulha de ter estreado no Direito de Porto Velho no escritório Orestes Muniz & Odair Martini Advogados Associados, chama atenção por onde passa pelo sobrenome famoso do empresário Abilio Diniz. "Não tenho nenhum grau de parentesco",esclarece.

Quando fala sobre os parentes  Dr. Eduardo irradia uma alegria contagiante.O  pai, o paraibano Jackson Abilio é procurador de Justiça do Estado e o professor mais antigo da Unir. Sua mãe, a gaúcha   Clena Kerber é

Pedagoga. A Mulher Cynthia  Atallah ,   com quem tem as filhas gêmeas Clara e Alice, é de família tradicional de Rondônia.

Com sucesso profissional e pessoal , o que é uma dádiva para poucos iluminados, Eduardo Abílio Diniz celebra a sua abençoada trajetória com retórica digna de um inspirado poeta.

"Realizei  todos os meus sonhos profissionais . Meu avião decolou e estou no céu de brigadeiro.Agora, quero viver esse vôo e semear mais frutos  para  minha família  para  os meus colaboradores  e a sociedade em geral". Boa viagem portanto!


Comentários