João Frutuoso é destaque na Revista Jovem Empreendedor na Seção Sustentabilidade


João Albuquerque | 22/06/2016

Ainda quando criança, João Frutuoso de Oliveira, 20, chegou a ver  uma oportunidade de sucesso bater a sua porta.

Graças à habilidade na posição de volante nas escolinhas de futebol, onde treinava, foi convidado por um caça talentos de futuros atletas para ir jogar no Paraná.

Seus pais, no entanto, não autorizaram a viagem e restou ao jogador mirim se dedicar aos estudos.

Na adolescência, descobriu outra paixão também no campo, mas não nos gramados e sim no sítio, onde frequentemente passava os fins de semana.

Com essa vocação para apreciar a natureza, o ex – aluno do conceituado Colégio João Bento da Costa em Porto Velho decidiu seguir a carreira de engenheiro florestal.

Está prestes a encarar o vestibular, mas já começou a se familiarizar com o curso que pretende se matricular, pois, desde cedo busca conhecimento sobre o meio ambiente.

Logo quando decidiu trilhar esse caminho profissional, mergulhou em leituras que versam sobre ações ecologicamente correta no afã de confirmar se realmente era essa missão que abraçaria mais tarde no mercado de trabalho.

Descobriu então, a saga empreendedora da analista ambiental Izabel Cristina da Silva que tornou – se uma personagem frequente na mídia rondoniense sempre defendendo uma causa em defesa dos recursos naturais.

Entre os produtos recicláveis que a empreendedora social ajudou a divulgar, destacam – se pufe ecológico fabricado com pneus usados, sabão ecológico, cuja principal matéria – prima é óleo de cozinha descartado, vassoura com fibra de garrafa PET e embalagens sustentáveis confeccionadas a partir de  resíduos da floresta.

Com planos de abraçar uma profissão ligada ao meio ambiente e dono de notável tino comercial, pois, já foi camelô e vendeu churrasquinho, João Frutuoso enxergou uma oportunidade de negócio diante da vitrine verde apresentada pela defensora da sustentabilidade.

“Eu vi que esses produtos podem ser comercializados”, observa o jovem empreendedor que apresentou a sua ideia durante a Conferência Nacional de Turismo Sustentável da Amazônia realizada recentemente na capital.

“Eu firmei uma parceria com a Izabel Cristina pela qual ela viabiliza os produtos sustentáveis e eu comercializo”, explica o rapaz que pelo jeito não vai deixar a oportunidade passar como aconteceu quando jogava futebol.

Dos tempos de atleta  lhe restou apenas a paixão pelo Flamengo, o time do coração, e a energia para correr, antes atrás da bola, hoje na busca dos seus ideais sempre confiante que marcará belos gols no campo do empreendedorismo verde.


Comentários