Peru apresenta arte inca na Feira Internacional de Artesanato


João Albuquerque | 01/08/2017

 

A riqueza da arte inca é uma das atrações do estande do Peru na Feira Internacional de Artesanato, Moda e Decoração que está acontecendo no Bingool Eventos em Porto Velho até o dia 13 deste mês. 


O evento ocorre das 15 às 22 hs. O ingresso custa 6,00. Idoso e criança até dez anos paga meia entrada. 


No espaço destinado ao país andino, o artesão peruano  Fredy Medina expõe artesanato tradicional e contemporâneo com destaque para artes sacras e cusquenhos .


“Temos ainda calendários incas e CD de músicas andinas”, informa o expositor. Ele  faz moldura das peças artísticas que  adornam com brilho e cores o ambiente.


O seu mostruário é repleto de uma variedade de peças como bolsa, chaveiro,  pulseira, porta níquel, pratos decorativos, mandalas, entre outros trabalhos artesanais.


Embora se destaque pela comercialização de sua vasta mercadoria, o estande do Peru faz sucesso na Mundial Art também pela questão cultural , sobretudo por resgatar a cultura inca.

 


Os artefatos usados pelos incas para uso cotidiano contavam com a ornamentação de imagens que faziam referência aos seus deuses.


As peças produzidas pelos incas também contavam com diversas formas geométricas e abstratas, além de desenhos de animais bastante estilizados.


Na sociedade inca, as mulheres faziam belos tecidos finos com desenhos  e também tinha a produção de objetos de ouro.


Segundo Lemácia Muniz que coordena a Feira Internacional de Artesanato, Moda e Decoração, a divulgação da cultura dos países participantes é uma atração a mais para o consumidor que tem a oportunidade de adquirir produtos inéditos e conhecer as tradições de diferentes povos.


“Nosso evento é um encontro com a arte e cultura de diversos países e vários estados brasileiros”, define a empreendedora sobre a Mundial Art que é promovida pela Associação do Bem – Estar dos Artesões Cearenses.

 


Comentários